Diretor-Geral

Mário Lobato de Faria

Diretor-Geral

 

A Portugália Airlines aposta na presença online como forma de levar até si mais informação sobre a empresa e o seu modelo de negócio. Este sítio é uma plataforma que permite conhecer melhor a Companhia, os valores pelos quais pauta o seu trabalho e os serviços que disponibiliza, potenciando maior dinâmica e rapidez na nossa resposta no mercado de ACMI. Aproveitamos também para lhe apresentar a nossa frota. A Portugália implementou em 2016 uma renovação total da sua frota, operando hoje uma moderna frota de Embraer 190/195, no âmbito da marca TAP express. Toda a informação aqui disponibilizada pretende transmitir a aposta num serviço de qualidade e com responsabilidade ambiental, que são princípios fundamentais da aviação comercial nos nossos dias. Na Portugália Airlines trabalha uma equipa dinâmica e jovem, atenta aos desafios desta área de negócio. Os recursos humanos e a busca de uma constante inovação tecnológica são as nossas principais valências. Trabalhamos diariamente para otimizar recursos, aumentar a eficiência, aperfeiçoar processos e garantir a qualidade da performance operacional. A Portugália Airlines acredita, ainda, que a segurança é responsabilidade de todos e de cada um e, por isso, merece a maior atenção e reflexão. Não esquecendo que a prevenção começa em terra, temos uma equipa de profissionais dispostos a cumprir as mais rigorosas normas de segurança em todas as fases do processo, desde inspeções minuciosas a exigentes testes operacionais. Com esta plataforma interativa esperamos obter o feedback necessário a um melhor posicionamento no mercado. Acreditamos que esta possa ser a porta de embarque para uma sólida relação de confiança.

Mário Lobato de Faria

Diretor-Geral

Valores

Excelência: Comprometemo-nos a procurar a excelência em tudo o que fazemos de modo a garantir a satisfação dos nossos passageiros e trabalhadores.

Segurança: A segurança das pessoas e bens é a nossa principal prioridade e está no centro de toda a nossa atividade, respeitando o mais exigente normativo, nacional e internacional;

Integridade: Interagimos com ética, transparência e honestidade, garantindo um ambiente de confiança e respeito mútuo nas nossas relações:

Sustentabilidade: As nossas ações são o testemunho do nosso compromisso em garantir uma coexistência e interação equilibrada entre as realidades ambiental, social e económica, alinhadas com expetativas e regulamentação;

Flexibilidade: Agimos de forma ágil e eficaz, garantindo soluções eficientes e seguras que constituem uma mais valia para o Grupo TAP;

Inovação: Adotamos tecnologias de vanguarda e partilhamos conhecimentos, com vista à melhoria contínua dos nossos processos, sem receio de falhar.

Visão

Garantir a confiança e satisfação de todos os Stakeholders.

Missão

Contribuir positivamente para a sustentabilidade do Grupo TAP, através da oferta de capacidade operacional competitiva, da satisfação dos passageiros e trabalhadores e da redução da pegada ambiental, através de soluções flexíveis e ágeis.

Organograma

Certificação Ambiental IATA



TAP e Portugália integram as Companhias Aéreas com Certificação IEnvA.

No âmbito da certificação ambiental da IATA (IEnvA), baseada na ISO 14001, a TAP e a Portugália reforçam o seu compromisso ao aprovar a sua política ambiental.

Comprometidas em adotar procedimentos que melhorem continuamente o desempenho ambiental das suas operações, a TAP e a Portugália estão determinadas em otimizar o controlo dos aspetos ambientais que impactam as suas atividades diárias. Com uma abordagem estruturada e planeada, o objetivo deste sistema de gestão ambiental é garantir a eficácia na aplicação de boas práticas que minimizem os impactes ambientais.

Nesta fase inicial, a certificação encontra-se focada nas atividades que geram impactes ambientais significativos — como a gestão de resíduos, emissões e consumos — abrangendo tanto as operações de voo como as instalações corporativas. Desta forma, a TAP e a Portugália fortalecem o seu compromisso em reduzir os impactes ambientais, contribuindo para uma operação mais eficiente e responsável.

Certificação Portugália

 

Certificação TAP

 

Âmbito IEnvA


Certificação Ambiental IATA



Operações de Voo


As atividades globais abrangidas neste âmbito são:

  • Táxi da aeronave, descolagem, cruzeiro, aproximação e aterragem;

  • Operações de cabina durante o voo;

  • Situações de emergência inesperadas relacionadas com as operações de voo.


Edifícios Corporativos


As atividades em edifícios corporativos locais abrangidas neste âmbito são:

  • Gestão de instalações;

  • Atividades de escritório;

  • Aquisição de aeronaves e produtos para cabina de aeronaves, bem como produtos relacionados com a gestão de instalações e atividades de escritório.

Faça download da Política Ambiental (política em anexo).

Canal de Conduta Ética da Portugália

Aceda ao Canal de Conduta Ética da Portugália aqui


Código de Conduta do Fornecedor

Consulte o Código de Conduta do Fornecedor TAp aqui (PDF,1MB,PT)


Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas


Política Anticorrupção

Consulte a Política Anticorrupção do Grupo TAP aqui (PDF,1MB,PT)


Política de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no trabalho

Consulte a Política de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no trabalho do Grupo TAP aqui (PDF,1MB,PT)

1987

Descolagem

 
Group 2 Created with Sketch.  

1987

Descolagem

A ideia de criar uma nova empresa no mercado da aviação comercial nasceu em 1987, por iniciativa da Coopav - Cooperativa de Pilotos, da Transconsult - Gabinete de Estudos e Projetos no setor dos Transportes e do Grupo Espírito Santo.

O projeto foi concretizado um ano mais tarde com a criação, a 25 de julho 1988, de uma sociedade anónima de capitais exclusivamente portugueses e privados.

Embora criada em 1988, a Companhia só começou a operar em 1990. A cidade do Porto foi o destino do primeiro voo oficial, operado por um Fokker 100, que partiu de Lisboa no dia 7 de julho desse ano. Nesse mesmo dia teve início a rota Lisboa/Faro.

1992

Dos voos domésticos à internacionalização

A internacionalização iniciou-se em junho de 1992, com voos regulares para Colónia, Turim e Estrasburgo. A posterior aquisição de dois novos Fokker 100 permitiu a conquista de nichos de mercado na Europa.

Com a liberalização total do espaço aéreo europeu, em janeiro de 1993, a Portugália Airlines pode prosseguir os seus projetos de expansão, acrescentando, nos anos que se seguiram, as cidades de Madrid, Bruxelas, Mulhouse/Basileia, Hannover e Estugarda ao seu mapa de rotas. Para fazer face às novas necessidades operacionais, a frota foi aumentada com mais dois aviões Fokker 100.

1992

1997

Companhia regional europeia

 
 
 

1997

Companhia regional europeia

A Companhia inaugura, em abril de 1997, sete novos destinos na Península Ibérica e Reino Unido: Barcelona, Bilbao, Las Palmas, Gran Canária, Tenerife, Valência, Palma de Maiorca e Manchester. Para satisfazer a crescente necessidade operacional e flexibilizar a frota, são adquiridas seis aeronaves Embraer 145 (49 lugares).

A expansão no mercado francês aconteceu entre 1998 e 1999, com a inauguração de cinco importantes destinos: Nice, Lyon, Marselha, Bordéus e Toulouse. Ainda em 1999, um acordo de code-share com a Companhia marroquina Regional AirLines acrescentou a rota de Casablanca, primeiro destino não europeu da Portugália Airlines. A frota da Companhia estabilizou em 2000, contando com 14 aeronaves (6 Fokker 100 e 8 Embraer 145), frota que se manteve até 2016. A Portugália Airlines impôs-se, no mercado europeu, como uma transportadora aérea privada e inovadora, guiada por elevados padrões de serviço. A gestão eficaz e rigorosa, o empenho da sua equipa e o compromisso de qualidade para com os passageiros valeram-lhe o reconhecimento internacional, de que faz prova a atribuição do título Melhor Companhia Aérea Regional da Europa em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006 e o Prémio Best Cabin Staff da Europa, da Skytrax, em 2005.

Em 2004 a Portugália Airlines fez o Spin-off da sua área de handling (assistência em terra), associando-se ao Grupo TAP. Nasceu assim a SPdH – Serviços Portugueses de Handling, SA, onde a Companhia detém 6% do capital social e que opera sob a marca Groundforce.

2007

Integração no Grupo TAP

Em meados de 2007, a Portugália Airlines integra o Grupo TAP e assume um novo modelo de negócio. A Companhia deixa de trabalhar autonomamente no mercado regional, passando a trabalhar dentro de uma lógica de Grupo.

A aquisição da Portugália Airlines veio reforçar a posição competitiva da TAP com o aproveitamento de recursos já existentes e de sinergias várias, traduzindo-se no crescimento e melhor oferta no âmbito da rede do Grupo. Apesar da existente relação contratual, Portugália Airlines e TAP são empresas independentes que mantêm a identidade jurídica dentro do mesmo Grupo.

2007

2016

Renovação da frota

Em 2016 a Companhia renovou a sua frota, passando a operar com uma frota constituída por 9 aeronaves Embraer 190 e 4 aeronaves Embraer 195.

Esta renovação trouxe à Portugália Airlines uma nova imagem, um aumento da capacidade e maior flexibilidade mantendo o mesmo rigor e qualidade no serviço prestado aos passageiros.

A renovação da frota foi um projeto desafiante que a Portugália Airlines assumiu com empenho, profissionalismo e dinamismo.

As aeronaves da Companhia voam hoje sob a marca TAP express, concretizando a aposta do Grupo no mercado regional.

 

" O futuro continua com a TAP express!