Diretor-Geral

Mário Lobato de Faria

Diretor-Geral

 

A Portugália Airlines aposta na presença online como forma de levar até si mais informação sobre a empresa e o seu modelo de negócio. Este sítio é uma plataforma que permite conhecer melhor a Companhia, os valores pelos quais pauta o seu trabalho e os serviços que disponibiliza, potenciando maior dinâmica e rapidez na nossa resposta no mercado de ACMI. Aproveitamos também para lhe apresentar a nossa frota. A Portugália implementou em 2016 uma renovação total da sua frota,​ operando hoje uma moderna frota de Embraer 190/195, no âmbito da marca TAP express. Toda a informação aqui disponibilizada pretende transmitir a aposta num serviço de qualidade e com responsabilidade ambiental, que são princípios fundamentais da aviação comercial nos nossos dias. Na Portugália Airlines trabalha uma equipa dinâmica e jovem, atenta aos desafios desta área de negócio. Os recursos humanos e a busca de uma constante inovação tecnológica são as nossas principais valências. Trabalhamos diariamente para otimizar recursos, aumentar a eficiência, aperfeiçoar processos e garantir a qualidade da performance operacional. A Portugália Airlines acredita, ainda, que a segurança é responsabilidade de todos e de cada um e, por isso, merece a maior atenção e reflexão. Não esquecendo que a prevenção começa em terra, temos uma equipa de profissionais dispostos a cumprir as mais rigorosas normas de segurança em todas as fases do processo, desde inspeções minuciosas a exigentes testes operacionais. Com esta plataforma interativa esperamos obter o feedback necessário a um melhor posicionamento no mercado. Acreditamos que esta possa ser a porta de embarque para uma sólida relação de confiança.

Mário Lobato de Faria

Diretor-Geral

Valores

Nunca comprometer a Segurança;

Foco no Cliente: Prestar um serviço pontual pautado pela Empatia e Profissionalismo;

Integridade: Cultivar o relacionamento honesto, a comunicação transparente e a ética comportamental;

Flexibilidade: Procurar soluções competitivas em custo para o Grupo, adaptando-se às constantes alterações do mercado;

Excelência operacional: Pretender ser o melhor em tudo o que fazemos. Abraçar a inovação e o conhecimento. Promover a implementação de novas ideias para uma maior eficiência e uma melhoria contínua;

Trabalho em equipa: Inspirar os Colaboradores a alcançarem metas e a sentirem orgulho de pertencer a esta companhia aérea.

Visão

Ser a companhia aérea regional preferida em todas as rotas operadas;

Ser parte indispensável do Grupo TAP.

Missão

Ser sempre fonte inequívoca de soluções para o Grupo TAP no que respeita à operação de médio curso, reduzindo custos operacionais, aumentando a pontualidade e melhorando os níveis de satisfação e confiança do cliente.​

Organograma

1987

Descolagem

 
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1987

Descolagem

A ideia de criar uma nova empresa no mercado da aviação comercial nasceu em 1987, por iniciativa da Coopav - Cooperativa de Pilotos, da Transconsult - Gabinete de Estudos e Projetos no setor dos Transportes e do Grupo Espírito Santo.

O projeto foi concretizado um ano mais tarde com a criação, a 25 de julho 1988, de uma sociedade anónima de capitais exclusivamente portugueses e privados.

Embora criada em 1988, a Companhia só começou a operar em 1990. A cidade do Porto foi o destino do primeiro voo oficial, operado por um Fokker 100, que partiu de Lisboa no dia 7 de julho desse ano. Nesse mesmo dia teve início a rota Lisboa/Faro.

1992

Dos voos domésticos à internacionalização

A internacionalização iniciou-se em junho de 1992, com voos regulares para Colónia, Turim e Estrasburgo. A posterior aquisição de dois novos Fokker 100 permitiu a conquista de nichos de mercado na Europa.

Com a liberalização total do espaço aéreo europeu, em janeiro de 1993, a Portugália Airlines pode prosseguir os seus projetos de expansão, acrescentando, nos anos que se seguiram, as cidades de Madrid, Bruxelas, Mulhouse/Basileia, Hannover e Estugarda ao seu mapa de rotas. Para fazer face às novas necessidades operacionais, a frota foi aumentada com mais dois aviões Fokker 100.

1992

1997

Companhia regional europeia

 
 
 

1997

Companhia regional europeia

A Companhia inaugura, em abril de 1997, sete novos destinos na Península Ibérica e Reino Unido: Barcelona, Bilbao, Las Palmas, Gran Canária, Tenerife, Valência, Palma de Maiorca e Manchester. Para satisfazer a crescente necessidade operacional e flexibilizar a frota, são adquiridas seis aeronaves Embraer 145 (49 lugares).

A expansão no mercado francês aconteceu entre 1998 e 1999, com a inauguração de cinco importantes destinos: Nice, Lyon, Marselha, Bordéus e Toulouse. Ainda em 1999, um acordo de code-share com a Companhia marroquina Regional AirLines acrescentou a rota de Casablanca, primeiro destino não europeu da Portugália Airlines. A frota da Companhia estabilizou em 2000, contando com 14 aeronaves (6 Fokker 100 e 8 Embraer 145), frota que se manteve até 2016. A Portugália Airlines impôs-se, no mercado europeu, como uma transportadora aérea privada e inovadora, guiada por elevados padrões de serviço. A gestão eficaz e rigorosa, o empenho da sua equipa e o compromisso de qualidade para com os passageiros valeram-lhe o reconhecimento internacional, de que faz prova a atribuição do título Melhor Companhia Aérea Regional da Europa em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006 e o Prémio Best Cabin Staff da Europa, da Skytrax, em 2005.

Em 2004 a Portugália Airlines fez o Spin-off da sua área de handling (assistência em terra), associando-se ao Grupo TAP. Nasceu assim a SPdH – Serviços Portugueses de Handling, SA, onde a Companhia detém 6% do capital social e que opera sob a marca Groundforce.

2007

Integração no Grupo TAP

Em meados de 2007, a Portugália Airlines integra o Grupo TAP e assume um novo modelo de negócio. A Companhia deixa de trabalhar autonomamente no mercado regional, passando a trabalhar dentro de uma lógica de Grupo.

A aquisição da Portugália Airlines veio reforçar a posição competitiva da TAP com o aproveitamento de recursos já existentes e de sinergias várias, traduzindo-se no crescimento e melhor oferta no âmbito da rede do Grupo. Apesar da existente relação contratual, Portugália Airlines e TAP são empresas independentes que mantêm a identidade jurídica dentro do mesmo Grupo.

2007

2016

Renovação da frota

Em 2016 a Companhia renovou a sua frota, passando a operar com uma frota constituída por 9 aeronaves Embraer 190 e 4 aeronaves Embraer 195.

Esta renovação trouxe à Portugália Airlines uma nova imagem, um aumento da capacidade e maior flexibilidade mantendo o mesmo rigor e qualidade no serviço prestado aos passageiros.

A renovação da frota foi um projeto desafiante que a Portugália Airlines assumiu com empenho, profissionalismo e dinamismo.

As aeronaves da Companhia voam hoje sob a marca TAP express, concretizando a aposta do Grupo no mercado regional.

 

" O futuro continua com a TAP express!