Companhia regional europeia
A Companhia inaugura, em abril de 1997, sete novos destinos na Península Ibérica e Reino Unido: Barcelona, Bilbao, Las Palmas, Gran Canária, Tenerife, Valência, Palma de Maiorca e Manchester. Para satisfazer a crescente necessidade operacional e flexibilizar a frota, são adquiridas seis aeronaves Embraer 145 (49 lugares).
A expansão no mercado francês aconteceu entre 1998 e 1999, com a inauguração de cinco importantes destinos: Nice, Lyon, Marselha, Bordéus e Toulouse. Ainda em 1999, um acordo de code-share com a Companhia marroquina Regional AirLines acrescentou a rota de Casablanca, primeiro destino não europeu da Portugália Airlines. A frota da Companhia estabilizou em 2000, contando com 14 aeronaves (6 Fokker 100 e 8 Embraer 145), frota que se manteve até 2016. A Portugália Airlines impôs-se, no mercado europeu, como uma transportadora aérea privada e inovadora, guiada por elevados padrões de serviço. A gestão eficaz e rigorosa, o empenho da sua equipa e o compromisso de qualidade para com os passageiros valeram-lhe o reconhecimento internacional, de que faz prova a atribuição do título Melhor Companhia Aérea Regional da Europa em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006 e o Prémio Best Cabin Staff da Europa, da Skytrax, em 2005.
Em 2004 a Portugália Airlines fez o Spin-off da sua área de handling (assistência em terra), associando-se ao Grupo TAP. Nasceu assim a SPdH – Serviços Portugueses de Handling, SA, onde a Companhia detém 6% do capital social e que opera sob a marca Groundforce.